22 de mai. de 2010

Invenções incríveis

Quem me conhece sabe que eu sou a pessoa mais curiosa do mundo e, ao longo de anos fuçando na internet, trombei com invenções incríveis que quis muito compartilhar aqui. Esse provavelmente é o meu post mais longo e, realmente, levei muito tempo pra escrevê-lo, pois fui atrás de todas as fontes para verificar cada informaçãozinha. Fiquei muito feliz com o resultado final, então aproveitem!

1. O SEXTO SENTIDO

Pelo que eu estou vendo, não estamos tão longe assim dos meus computadores dos sonhos:

a. O que o Tom Cruise usa em Minority Report


b. O "EMagi" que aparece no filme "Os primeiros 20 milhões"


Johnny Chung Lee, um dos gênios atrás da tecnologia do Nintendo Wii, já havia nos mostrado na TED 2008 como fazer ferramentas fantásticas como um painel interativo ou um desktop de realidade virtual usando o controle do wii gastando cerca de $50,00! Ele disponibilizou de graça os softwares que desenvolveu, além de publicar vídeos explicativos de como montar cada uma dessas maravilhas. Quem ainda não conhece, pode ver o vídeo da TED 2008 aqui em que ele apresenta ambos (pra ver com legenda clique em "view subtitles")...




Mas o mais incrível é que está em desenvolvimento: um sistema apelidado de "Sexto Sentido" que chega um passo mais perto daquela foto do Minority Report. A apresentação desse aparelho desenvolvido por
Pranav Mistry é tão fantástica que eu não vou nem me atrever a falar mais sobre ele.
Assista ao vídeo e fique tão fascinado quanto eu pelas possibilidades que uma tecnologia desse tipo nos dá (pra ver com legenda clique em "view subtitles"):



2. ÁGUA PARA TODOS

Já existem algumas idéias que inovam para combater a escassez de água. As cisternas são uma ótima alternativa (fácil e barata) para áreas em que há alto grau de pluviosidade, uma vez que captam a água da chuva para consumo. No entanto, essa alternativa não serve para áreas secas ou em outras situações como desastres naturais ou enchentes.

Foi pensando nisso que mentes excepcionais inventaram novos meios de combater o problema da escassez de água. Uma delas foi apresentada na TED Global 2009 em Oxford, por Michael Pritchard e é a Lifesaver Bottle, uma garrafa com um filtro potente dentro, que consegue filtrar até 6.000 litros de água (depois dos quais o sistema da garrafa a desabilita para segurança do usuário). Os mesmos criadores da Lifesaver Bottle desenvolveram também a Lifesaver Jerrycan, uma versão muito maior, que consegue filtrar até 25.000 litros de água.
O preço inicial de uma dessas é bem salgado: $120,00 por uma LifeSaver Bottle (6.000L) e $399,00 por uma Jerrycan (20.000L). No entanto, seus componentes para refil são muito mais baratos e, só para dar uma idéia, segundo Pritchard, a Jerrycan consegue dar conta de uma família de 4 pessoas durante três anos, fazendo com que seu custo seja de cerca de £0,005 por dia.

Assista ao vídeo explicativo (para adicionar legendas, clique em "view subtitles"):





Na TEDx São Paulo apresentada em 2009, Danilo Mendes apresentou uma outra invenção ainda mais surpreendente, pois ela não precisa nem de água em seu estado líquido! É a H20 Pure, uma máquina, similar a um filtro de água gelada, que consegue produzir água a partir da umidade do ar. Ela foi desenvolvida pela HNF Water, uma empresa brasileira e já está sendo adaptada para ganhar uma versão doméstica. A água que sai dela é leve por não conter minerais e potável, pois três processos de filtragem removem partículas sólidas, bactérias e microorganismos. Além disso, todo o processo é monitorado por sensores e otimizado, em tempo real, por um software presente na própria máquina.

Veja o vídeo:

TEDxSP 2009 - Danilo Mendes from TEDxSP on Vimeo.


3. GOOGLE NA TV

Google agora vai estar na tela da TV também. Tiveram a sacada que as pessoas estão recorrendo à internet para buscar seus programas favoritos, pois muitas vezes é difícil achar os programas que gosta nos 10000 canais da tv, principalmente nos horários que se tem disponível (eu faço isso!). Pensando nisso, inventaram um novo sistema que será embutido em algumas tvs ou pode ser acoplado à tv normal através de um pequeno dispositivo. Usando a Google TV, você poderá buscar seu programa predileto através da tv como se faz na internet e ela mostra os vídeos disponíveis.
Não entendi muito bem pra onde vão os direitos das emissoras ou como você acharia seus programas de forma organizada e não só um monte de lixo da net, mesmo porque eu fiquei sabendo dessa novidade só ontem, mas por enquanto você pode conferir o vídeo explicativo (em inglês):





4. A MÁQUINA DE PAPEL HIGIÊNICO
WHITE GOAT

A empresa Japonesa ORIENTAL CO LTD. criou uma máquina revolucionária que transforma folhas de papel de escritório em papel higiênico. A máquina já possui um picotador para o papel A4 e, após isso, basta abastecê-la com água, que é adicionada ao papel até formar uma massa que é secada, modelada, higienizada e sua textura é adequada para se transformar em um rolo de papel higiênico. Segundo a companhia, um rolo custa 10 Yenes (cerca de R$0,20) o que não é tão ruim.*
A máquina ganhou o prêmio de inovação da Feira Internacional Eco-products 2010 e deve estar disponível para compra a partir do segundo semestre.
Apesar de salvar 60 árvores por ano, segundo a companhia, a máquina leva cerca de 30 minutos para fazer cada rolo, o que ainda é muito tempo.

Veja o vídeo demonstrativo (em inglês)!



*Na matéria da Info Online, eles publicaram que cada rolo custava R$1,25 que eu não sei de onde eles tiraram!

5. A SLEEPBOX














Imagine que você está numa cidade estranha e perdeu o seu trem/ônibus ou até mesmo o seu vôo atrasou. Só irá sair um outro em 5 horas e você já está cansado de tanto viajar. Pois o grupo russo ARCH GROUP pensou nessa situação e muitas outras que fazem as pessoas procurarem a SLEEPBOX, uma espécie de caixa gigante com uma cama em que você pode dormir tranquilamente até nos ambientes mais movimentados como estações de trem, ônibus ou aeroportos. No meu caso, eu queria muito uma dessas na época do cursinho... hoje, na faculdade, também seria ótimo!
Cada cabine conta com um sistema de troca de lençóis automático, além de estar equipada com sistema de ventilação, TV de LCD, Wi-Fi, tomadas para laptop e carregadores de celulares e compartimento inferior para guardar bagagens. Os clientes podem comprar de 15 minutos até diversas horas.

3 comentários:

Alfredo Rebelo disse...

muito bom o seu post. :)
achei muito engraçado ver a referência ao minority report.
atualmente estou trabalhando no brasil com um projeto de uma empresa que desenvolveu a sua tecnologia inspirada nesse filme.
a empresa chama-se displax e é especialista em soluções de interatividade.
aproveito para sugerir uma visita ao site http://www.displax.com
parabéns pelo post e desculpe a invasão :)

Unknown disse...

Sensacional!!
Muito muito bom!
Eu quero um de sexto sentido pra mim tbm!

Unknown disse...

Google na TV era uma alusão ao Netflix?