7 de mai. de 2010

Acreditar é poder

Esse texto eu escrevi para o blog Top Talent e foi publicado nele primeiro. No entanto, aqui segue a versão na íntegra, já que lá não cito nome de empresas para não fazer publicidade:

Num momento de decisões cruciais sobre o futuro da carreira profissional, muitos jovens podem perder de vista um fator de fundamental importância, que é a compreensão da visão e dos valores da empresa na qual pretendem ingressar. Essa, no entanto, não é uma tarefa fácil, pois muitas vezes eles não são claros o bastante, ou simplesmente não recebem a devida importância.

Acreditar nos valores de uma corporação pode parecer, a princípio, algo banal e muito menos relevante do que as tarefas que o indivíduo irá desempenhar ou os profissionais com os quais irá trabalhar. No entanto, não há melhor motivação do que a de um ideal em que acredita para motivar o colaborador a desempenhar o melhor de si.

A verdade é que a maioria de nós busca um propósito para a nossa existência e tentamos desempenhar ações que afetem o mundo que nos abriga, de modo a deixar marcas que representem parte de nós mesmos aos olhos da história. Essas ações podem ser pequenas ou colossais, individuais ou coletivas, mas independente de suas dimensões ou como se formam, são feitas por agentes transformadores e, aqueles que delas participam, se orgulham de dizer: “Eu fiz parte disso”.

Certa vez li em “A Hora da Verdade”, de Jan Carlzon - um livro verdadeiramente inspirador - uma passagem que sintetizava esse ideal. Havia dois “cortadores de pedras” que talhavam blocos quadrados de granito. Alguém que passava perguntou-lhes o que estavam fazendo. O primeiro cortador, com um expressão amarga, resmungou: “estou cortando esta maldita pedra para fazer um bloco.” O segundo, que parecia feliz com o seu trabalho, replicou orgulhosamente: “Faço parte do grupo que está construindo uma catedral”.

A recente campanha publicitária do Banco Santander é, para mim, um verdadeiro case de sucesso nesse departamento. O grupo fez uso do conceito de “Juntos” para enfatizar a importância de diversos elementos como “Sustentabilidade”, “Assistência Social” e “Desenvolvimento” que compõem poderosas idéias, transcendendo, em muito, os valores tradicionais apresentados em seu website.

Enxergar uma importante visão através de valores é um desafio. Entender, por exemplo, que fazer parte de uma companhia alimentícia - que prega fornecer alimentos saudáveis para compor a nossa dieta diária - não é apenas “vender comida”, faz com que o trabalho que nela é desempenhado seja muito mais gratificante, tanto para o colaborador quanto para a empresa. É por isso que fica aqui a sugestão aos empregadores para que deixem claro qual a visão de sua companhia e a razão de sua importância para o mundo como um todo; e para os futuros colaboradores, que pesquisem e entendam quais são os princípios que seguem e com os quais gostariam de colaborar.


0 comentários: